Tendinite no Cotovelo
Um dos locais do braço mais passível de sofrer uma tendinite é sem dúvida o cotovelo. Os tendões que se localizam na sua região externa podem sofrer inflamação originado uma condição dolorosa chamada epicondilite lateral, também conhecida como "cotovelo de tenista".
Costuma designar-se assim porque afeta os músculos e os tendões que são usados para agarrar e manusear uma raquete de ténis. No entanto, muitos casos de tendinites no cotovelo não estão relacionados com a prática do ténis ou qualquer outro desporto.
Na tendinite do cotovelo, há enfraquecimento do tendão colocando maior stress na região. Isso pode levar à dor durante atividades nas quais este músculo está ativo, como levantar, apertar ou agarrar objetos.
Como identificar?
A tendinite no cotovelo ocorre devido a repetição da atividade física. Carpinteiros, pintores e canalizadores são por isso particularmente suscetíveis.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem ser de média a severa gravidade:
Dor no braço.
Dormência à volta do cotovelo.
Inchaço e sensação de calor, também no cotovelo.
Pode notar-se uma diminuição de firmeza e dor numa parte mais baixa do braço.
A repetição da atividade que está a causar o problema pode, naturalmente, agravá-lo. Por isso mesmo, cessar ou reduzir essas atividades, e descansar o braço, pode ajudar na recuperação.
Como prevenir?
Não sendo possível deixar de fazer atividade com os braços pode ter-se uma maior precaução, mantendo as palmas das mãos fletidas e os cotovelos dobrados quando se levanta algo, por exemplo.
Fazer exercícios específicos para tendinite nos cotovelos pode ajudar a fortalecer os músculos do antebraço e a melhorar a sua função. O mesmo no que toca à recuperação depois da tendinite, por forma a evitar uma recaída. Estes exercícios devem ser recomendados por um médico para evitar piorar a situação.
Se depois do exercício recomendado for experienciado um agravamento dos sintomas, pode:
Descansar o braço por um maior período de tempo.
Aplicar gelo no braço para ajudar a reduzir a inflamação.
Tomar medicação não sujeita a receita médica, como o ibuprofeno – falar com o farmacêutico, sempre.
Falar com um médico ou um fisioterapeuta para assegurar que está a realizar os exercícios corretamente.
Como tratar?
Nenhum tratamento é totalmente eficaz e o mais provável é que seja necessária uma combinação de tratamentos diferentes dependendo da clínica e das características individuais de cada doente. Inicialmente será importante controlar a dor recorrendo nesse sentido ao gelo, medicação analgésica, repouso relativo e técnicas de eletroterapia, será importante igualmente encorajar nesta fase o processo de reparação tecidular, recuperar a flexibilidade, corrigir fatores predisponentes e gradualmente retornar a atividade. Após alívio da dor iniciar gradualmente exercícios no sentido de melhorar a força e resistência assim como flexibilidade não só das estruturas afetadas como também de todo o membro.
Um conjunto de tratamentos simples pode ajudar no alívio da dor da tendinite no cotovelo – a juntar, claro, ao descanso e interrupção da atividade danosa, como visto acima.
Em casa, poderá:
Aplicar gelo contra o cotovelo, com um saco de ervilhas por exemplo, embrulhado numa toalha, durante alguns minutos, várias vezes ao dia.
Outro tratamentos, recomendados sempre pelo médico, podem envolver:
Evitar ou modificar atividades físicas.
Utilizar analgésicos e anti-inflamatórios.
E, em casos mais graves:
Fisioterapia.
Medicação injetável.
Terapia com ondas de choque.
Cirurgia, se a situação não poder ser resolvida de outra forma.
Referências:
1. AMERICAN SOCIETY FOR SURGERY OF THE HAND. Epicondilite lateral (cotovelo do tenista) - tennis elbow. Consultado em 2 de outubro de 2019.
2. MEDICAL NEWS TODAY. Eight exercises for tennis elbow. Consultado em 2 de outubro de 2019.
3. NHS. Tendinitis – Tennis elbow. Consultado em 2 de outubro de 2019.