Dor nas Pernas
Nem sempre as dores nas pernas têm uma causa óbvia e embora muitas vezes se resolvam com alguma naturalidade e tratamento caseiro são sempre um incómodo para quem sente dor aquando em repouso ou durante o movimento.
Dor ou desconforto em qualquer parte das pernas pode variar de uma dor ligeira a uma intensa sensação de “facada”. A maioria das dores nas pernas decorre do excesso de exercício físico ou de ferimentos leves, que geralmente podem ser tratados em casa obtendo-se o rápido alívio da dor num curto espaço de tempo.
Existem, porém, situações de dor nas pernas que têm uma causa subjacente, pelo que no caso de dor intensa ou persistente nesta zona do corpo humano é sempre aconselhável consultar um médico. Até porque algumas das causas mais comuns de dores nas pernas são condições que o médico facilmente avalia e consegue tratar.
Saiba quais as causas mais comuns na origem de dor nas pernas:
• Cãibras – uma das principais causas de dor nas pernas é a cãibra muscular, ou espasmo muscular, que geralmente desencadeia dor súbita e aguda à medida que os músculos da perna se contraem, podendo mesmo formar um nódulo visível e duro sob a pele. Pode também verificar-se alguma vermelhidão e inchaço na área circundante. As cãibras podem derivar de uma desidratação muscular ou de uma situação de fadiga e estão igualmente muito associadas à toma de certo tipo de medicamentos como, por exemplo, as estatinas para tratamento de níveis elevados de colesterol e alguns diuréticos.
• Lesões – é frequente também que a dor nas pernas seja um sinal de lesão, ou por tensão muscular – muito comum como resultado de exercício físico excessivo – ou devido a inflamação num tendão (tendinite) ou numa articulação (artrite, que geralmente afeta as articulações do joelho e das ancas). A inflamação no joelho (bursite) também pode ser causa de dor nas pernas. Se a lesão for no tendão de Aquiles também sentirá dor nas pernas. No caso de rompimento do tendão de Aquiles a dor é imediata, aguda na parte traseira do tornozelo e da perna e muito provavelmente impede-o de se movimentar.
• Flebite – pernas inchadas, doridas, avermelhadas e ligeiramente quentes? Pode ser sinal de flebite, também denominada por tromboflebite, uma oclusão de um segmento ou da totalidade de uma veia decorrente da formação de um coágulo (trombo) sanguíneo. Quando esta oclusão ocorre numa veia superficial denomina-se por tromboflebite. No caso de ocorrer numa veia profunda, igualmente com sintomas como dor, inchaço, vermelhidão e sensação de calor na área afetada, denomina-se por Trombose Venosa Profunda (TVP).
• Aterosclerose – certas condições médicas podem também estar na origem de dor nas pernas. É o caso da aterosclerose, estreitamento e endurecimento das artérias devido à concentração e acumulação de gordura (colesterol), que origina uma redução do fluxo sanguíneo. Ora, esta redução pode limitar a correta oxigenação dos tecidos das pernas originando dor.
• Gota – A gota é uma espécie de artrite que ocorre quando existem níveis muito elevados de ácido úrico no corpo. Geralmente causa dor, inchaço e calor na articulação afetada. É uma doença muito dolorosa e incapacitante que afeta maioritariamente as articulações dos membros inferiores (normalmente a articulação do primeiro dedo do pé), mas que podem afetar igualmente as articulações dos tornozelos, joelhos, punhos, dedos e cotovelos.
• Varizes – para muitas pessoas as varizes são simplesmente uma preocupação estética, mas para outras podem ser motivo de dor e desconforto nas pernas e podem também indicar um maior risco de desenvolvimento de outros problemas circulatórios.
• Infeções - A infeção no osso ou nos tecidos da perna pode causar inchaço, vermelhidão ou dor na área afetada.
• Lesões dos nervos – as lesões dos nervos da perna – muito comuns nas pessoas com diabetes (neuropatia diabética) – podem causar sintomas como dormência ou dor, sobretudo nas extremidades dos membros, ao nível das pernas e pés. Este tipo de lesão pode provocar também alterações da função motora e da sensibilidade.
• Hérnias discais – a hérnia de disco pode doer muito pois ao comprimir nervos na coluna vertebral pode desencadear uma dor que pode estender-se aos braços e pernas. Uma das dores mais comuns que irradia ao longo das pernas é a dor ciática, que muitas vezes tem origem numa hérnia de disco na coluna vertebral que comprime parte do nervo ciático. Causa inflamação, dor e muitas vezes entorpecimento da perna afetada.
• Tumores – tumores benignos ou malignos nos ossos das pernas também podem causar dor.
Referências:
HEALTHLINE ONLINE. What Causes Leg Pain and How to Treat It. Consultado em 04 outubro de 2019.