Dor Ciática

Para compreender a dor ciática há que perceber primeiro o que é o nervo ciático, o nervo mais longo do nosso corpo que vai desde a região lombar da coluna até aos pés, passando pelos glúteos, coxas e pernas. A dor acontece principalmente quando este nervo inflama, sofre lesão ou é comprimido. Lesões, fraturas por deslizamento das vértebras, hérnias discais, tumores ou traumatismos são alguns dos fatores que podem originar compressão no nervo ciático, o que significa dor. Dor ciática, ou ciatalgia, está muito associada à hérnia discal, que ao comprimir as raízes do nervo provoca inflamação e, consequentemente, dor.

dor-ciatica.jpg

Como identificar?

Geralmente, a dor ciática afeta apenas um dos lados do corpo, podendo acompanhar-se de sensações como perna dormente ou formigueiro, sensação de diminuição da força muscular, dores agudas na anca ou numa parte da perna ou dores que saem da região lombar e atacam a coxa ou a perna. A intensidade da dor é variável podendo ir desde um simples incómodo até uma dor aguda, profunda e incapacitante. Tossir, rir, espirrar, fazer esforços ou permanecer sentado por longos períodos de tempo pode agravar as queixas. A dor ciática piora durante a noite.

Como tratar?

A dor ciática habitualmente resolve-se espontaneamente em alguns dias ou semanas. Aconselham-se restrições ao nível da atividade física – por exemplo não transportar pesos e evitar movimentos de flexão – e medicação analgésica para alívio da dor. Por norma, isto é o suficiente para gerir a dor ciática. Em mais de 90% dos casos associados a hérnia discal, a ciática aguda regride ao fim de 4 a 6 semanas.

PREVENIR

Não se pode prevenir por completo o aparecimento ou reincidência da ciática, mas pode adotar algumas medidas de proteção da coluna como:

• Exercício regular – fortalecer os músculos posturais, lombares e abdominais ajuda a manter uma postura adequada. Pilates é uma boa opção para trabalhar a postura, flexibilidade, equilíbrio e força muscular, o que é muito importante para prevenir lesões das costas.

• Dormir – um período de sono correto (7-8 horas) é essencial para descansar a coluna e reidratar os discos vertebrais.

• Mecânica corporal adequada – evite estar longos períodos de pé ou sentado. Levante objetos mais pesados com a ajuda das pernas, evitando forçar a coluna lombar.  

 Em caso de persistência da dor deve procurar aconselhamento junto do médico.

Referências:

Saúde e Bem-Estar Online. Dor Ciática. Disponível em https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/ortopedia/dor-ciatica/. Consultado em 01 outubro de 2019.

DN Life Online. Crise Ciática explicada em 10 passos. Disponível em https://life.dn.pt/crise-ciatica-explicada-10-passos/. Consultado em 01 outubro de 2019.

Anterior
Anterior

Dor nas Pernas

Próximo
Próximo

Dor nas Costas