Tendinite no Pulso ou de Querivan

A tendinite de De Quervain, mais conhecida por Tendinite no Pulso, corresponde a inflamação dos tendões específicos que cruzam o punho, envolvidos em movimentos específicos do polegar – escrever, por exemplo.

tendinite-pulso-articulacoes.pt.jpg

A tendinite no pulso pode ser causada pelo excesso de utilização da área do pulso, mas pode também estar associada a gravidez e artrite reumatoide. É mais comum em mulheres de meia-idade.  

Como identificar?

Sintomas comuns são:

  • Dor.

  • Edema ou inchaço, geralmente local mas que se pode estender à mão e antebraço ao longo dos tendões afetados.  

Os sintomas e a avaliação objetiva fazem o diagnóstico. A ecografia poderá ter interesse para confirmação do diagnóstico e a radiografia para exclusão de outras causas.

Para determinar se tem ou não tendinite de Quervain o seu médico pode ainda pedir que execute o teste de Finkelstein, colocando o polegar contra a mão, fechando depois o punho sobre o mesmo polegar e movendo depois o pulso em direção ao dedo mindinho. Se a tendinite se confirmar, este teste será bastante doloroso do lado do pulso voltado para o polegar.

Como tratar? 

O tratamento inclui o uso de ortóteses (talas de imobilização), modalidades de eletroterapia utilizadas em Medicina Física e de Reabilitação, estiramentos e fortalecimento de forma gradual.

O uso de engrossadores de cabos para adaptar a esferográficas e de overgrips para cabos no caso de desportos como o golfe por exemplo, no sentido de evitar o estiramento dos tendões, pode também ser útil.

É frequente a injeção local com corticoides no tendão. Em casos mais raros em que falha o tratamento conservador poderá estar indicada a cirurgia.  

 Em caso de persistência da dor deve procurar aconselhamento junto do médico.

 

Texto completado com a referência:

1.      ORTHOINFO. De Quervains’s Tendinosis. Consultado em 7 de outubro de 2019.

Anterior
Anterior

Tendinite no Joelho

Próximo
Próximo

Tendinite no Ombro