Lombalgia

Lombalgia é o nome técnico para a dor na região lombar. É muito comum e, na maioria dos casos, não é grave e melhora com o tempo. É uma zona que suporta o peso do corpo e está sujeita a esforços adicionais sempre que se carregam pesos ou realizam movimentos repetidos de flexão ou rotação do tronco. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% das pessoas em idade adulta terão, pelo menos uma vez na vida, lombalgia.

lombalgia-articulacoes.pt.jpg

Sintomas

Uma crise de lombalgia é caracterizada por uma dor lombar central ou lateralizada, aguda, com a sensação de peso ou moinha. Pode irradiar até às nádegas e face posterior das coxas e agravar com a posição de pé e com os movimentos das pernas e do tronco. Algumas pessoas podem sentir caibras e espasmos musculares.

Estas dores normalmente aliviam deitado de lado ou de costas com as pernas fletidas. 

 

Diagnóstico

A maioria dos casos não necessitará de realizar exames complementares de diagnóstico. Contudo, quando os sintomas se prolongarem no tempo, é importante descartar uma condição mais grave. Nesse caso, poderá ser necessário fazer um Raio-x ou mesmo uma ressonância magnética da coluna.

 

Tratamento

O tratamento passa por repouso e gelo nas primeiras 48 horas para reduzir a inflamação. Depois, o calor húmido e caminhadas ajudarão a relaxar a musculatura. Na fase aguda, poderão ser prescritos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares.

 

Algumas dicas

  • Considere as seguintes dicas para acelerar a sua recuperação:

  • Mantenha-se ativo o mais possível e continue com as suas atividades diárias – descansar durante períodos prolongados pode agravar a dor

  • Experimente exercícios e alongamentos para a dor de costas. O ioga, as caminhadas e a natação podem também ajudar

  • Pode tomar analgésicos anti-inflamatórios como o Naproxeno – contudo verifique com o seu médico ou farmacêutico se é seguro para si

  • Tente as compressas quentes ou frias para alívio de curta duração.

  • E não menos importante, mantenha-se otimista que a dor vai passar depressa.

Referências: 

Hospital da Luz - Lombalgia

NHS - Back Pain

Anterior
Anterior

Fibromialgia

Próximo
Próximo

Articulações Inflamadas