Dores nos Ombros

dor-no-ombro-articulacoes.pt.jpg

Entender as dores nos ombros

A dor nos ombros é dos sintomas do foro muscular e esquelético mais comuns entre a população portuguesa. Pode ser uni ou bilateral e em geral tem muita relação com a atividade profissional, seja por postura de trabalho, seja por um gesto repetitivo que acaba por desencadear a doença.

A patologia mais frequente é a patologia dos músculos da coifa dos rotadores (conjunto de 4 músculos que se localizam perto do úmero), com ou sem rutura, calcificação ou bursite associada (inflamação de uma espécie de almofada que se encontra entre o osso e a pele).

Identificar

Para melhor compreender a dor nos ombros é necessário entender como e quando é que a dor se manifesta, se tem relação ou não com o exercício(gesto/atividade, se é uma dor que foi aparecendo aos poucos, aguda ou crónica.

Dependendo das suas características a dor poderá ser:

• DOR QUE É AGRAVADA COM ATIVIDADE FÍSICA - geralmente associada a patologia osteoarticular degenerativa (artroses, tendinopatias crónicas com ou sem calcificação)

• DOR QUE MELHORA COM A ATIVIDADE/MOVIMENTO E TEM AGRAVAMENTO NOTURNO - associada a tendinopatias agudas, bursites ou doenças das articulações crónicas agudizadas.

Como tratar?

Após determinar a natureza da dor, o seu médico indicar-lhe-á a melhor forma de a combater. O tratamento será médico ou cirúrgico, ou os dois. Em todo o caso, deverá fazer certos exercícios simples e aprender a mobilizar corretamente o seu ombro. Um atingimento ligeiro do ombro não obriga necessariamente a que seja operado.

O tratamento aliará repouso e tratamento medicamentoso (analgésicos e anti-inflamatórios, por vezes na forma de infiltração). Consultar um médico é providencial para melhor entender a causa que está subjacente, entre outros aspetos relevantes para um correto tratamento.

Referências:

Textos completados com https://www.clinicajoelhoombro.com/PT/ombro/anatomia-do-ombro/ e http://www.spot.pt/conteudo/PatologiadaCoifadosRotadores.pdf. Consultados em 06.09.2019.

Anterior
Anterior

Dores nos Cotovelos

Próximo
Próximo

Dores nos Braços