Dores nos Cotovelos
Compreenda as dores nos cotovelos
A dor no cotovelo não é por si só um diagnóstico médico mas resulta de um distúrbio muscular e do esqueleto que, dependendo das características da dor, poderá ter diferentes significados podendo estar associada a diferentes patologias.
A patologia mais frequente é a epicondilite (medial ou lateral) e resulta frequentemente do gesto repetitivo como extensão ou flexão do punho, como acontece no movimento que golfistas, tenistas ou quem trabalha em frente ao computador por períodos prolongados, faz.
Identificar
Para melhor compreender a dor no cotovelo é necessário entender como e quando é que a dor se manifesta, se tem relação ou não com o exercício, se é uma dor que foi aparecendo aos poucos, aguda ou crónica.
Dependendo das suas características a dor poderá ser:
DOR QUE É AGRAVADA COM ATIVIDADE FÍSICA - geralmente associada a patologia osteoarticular degenerativa (artroses, tendinopatias crónicas com ou sem calcificação)
DOR QUE MELHORA COM A ATIVIDADE/MOVIMENTO - associada a tendinopatias agudas ou doenças como o Lúpus Eritematoso Sistémico, Artrite Reumatoide ou Artrite Psoriática.
Como tratar?
O tratamento das epicondilite deve ter em conta as características da dor/inflamação e adequado por um médico às necessidade de cada doente. Tratamentos comuns costumam ser:
Exercícios prescritos por fisiatra/fisioterapeuta para gradualmente fortalecer os tendões
Massagem das partes moles do cotovelo
Braçadeira para o cotovelo colocada no terço proximal do antebraço
Anti-inflamatórios
Mesoterapia
Acupunctura
Consultar um médico é providencial para melhor entender a causa que está subjacente à dor nos cotovelos e o tipo de dor da mesma.
Referências:
Texto completado com http://www.spot.pt/faqs.aspx#18_Ombro%20e%20Cotovelo. Consultado em 05.09.2019