Dor no Joelho

A Dor no joelho é um sintoma relativamente comum, que pode afectar pessoas de várias idades. As causas da dor de joelho são variadas e extensas, podendo incluir as lesões, como ruptura de ligamentos ou meniscos; excesso de peso; artrose; infecções, gota, entre outras. Esta dor é um sintoma, que na maioria dos casos, não é grave, podendo ser tratada com auto-cuidados em casa através, por exemplo, da aplicação de gelo duas vezes ao dia e toma de medicamentos anti-inflamatórios Fisioterapia e imobilização articular também poderão ajudar a aliviar a dor de joelho. Em casos mais graves, poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica. As dores de joelho que se prolongam no tempo devem suscitar a procura de um médico por parte do doente, de forma a que a sua causa seja esclarecida e sejam tomadas medidas adequadas para tratamento da dor.

dor-no-joelho-articulacoes.pt.jpg

Entender a Dor no Joelho

A dor no joelho é uma das mais frequentes no organismo humano. Afeta os idosos, geralmente com origem degenerativa, e jovens, por norma devido a lesões traumáticas ou problemas de alinhamento da rótula. A dor no joelho, ligeira ou intensa, tem por norma uma patologia subjacente. Significa isto que uma dor no joelho pode ser um indício de que algo não está bem e, nesse caso, há que procurar a causa na origem da dor. Ou, por outro lado, a dor no joelho pode ser causada por uma situação pontual de sobrecarga de esforço como, por exemplo, uma caminhada mais longa ou com subidas muito íngremes ou um treino desportivo mais intenso ou com peso excessivo. Nestes casos, o repouso e a pausa desportiva podem ser o quanto baste para que a dor no joelho desapareça.

Como identificar?

Para uma melhor caracterização da dor no joelho, também denominada por gonalgia, há que sistematizar uma série de parâmetros:

• Localização da dor;

• Intensidade da dor;

• Características da dor (picada, moinha, entre outras)

• Tempo de evolução (aguda ou crónica)

• Fator que desencadeia a dor (agachar, após caminhada, após treino intensivo)

• Sintomas (crepitação, bloqueio, ressalto ou falha no joelho)

Inúmeras causas podem estar na origem da dor no joelho, sendo a artrose do joelho, ou gonartrose, uma das mais frequentes. Resulta de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem do joelho que ocorre naturalmente com o envelhecimento ou, secundariamente, associada ao excesso de peso, a desvio no eixo do joelho ou a traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados. A artrose de joelho é um problema de saúde que além de provocar dor limita a mobilidade e a funcionalidade, com consequências na qualidade de vida.

A artrose no joelho provoca muitas vezes sintomas como inchaço do joelho, rigidez ao iniciar os movimentos, dor que se agrava com o movimento e alivia com o repouso e crepitação articular (habitualmente descrita por “estalos” nos joelhos). 

Quais os tipos de dor de joelho mais comuns e o seu significado?

1.       Dor na região lateral/externa do joelho, ao correr ou após corrida

Normalmente está associada ao sindrome da banda iliotibial. O tratamento habitual envolve a aplicação de gelo, anti-inflamatórios, alongamentos e relaxamento miofascial. Outras causas frequentes de dor na região lateral do joelho são a lesão no menisco lateral ou a lesão no ligamento colateral lateral. 

2.       Dor na região medial/interna do joelho

As causas mais frequentes deste tipo de dor no joelho são a entorse, especialmente se condicionada por trauma na região lateral do joelho; a tendinite da pata de ganso; a lesão no menisco medial ou a lesão no ligamento colateral medial.

3.       Dor na parte de trás do joelho

Uma das causas mais frequentes deste tipo de dor é o desenvolvimento de um cisto de Baker, um inchaço que surge na parte de trás do joelho, de tamanho variável, provocando aumento da dor quando o doente realiza movimentos que envolvam dobrar o joelho.  

4.       Dor na frente do joelho

Está frequentemente associada à condromalacia patelar ou síndrome da dor femoro-rotuliana, uma patologia crónica degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da rótula e dos respectivos côndilos femorais. É uma disfunção frequente no membro inferior, sobretudo em mulheres e pessoas com excesso de peso. As alterações degenerativas levam a um desconforto e/ou dor na região da rótula.

5.       Dor no joelho ao acordar

Ocorre com mais frequência após os 40 anos. Frequentemente, está associada a doenças auto-imunes, nomeadamente, artrite reumatóide. A dor costuma ser mais frequente e intensa durante os primeiros minutos após acordar, melhorando com o movimento.

6.       Dor no joelho ao agachar

As causas mais frequentes deste tipo de dor no joelho são o síndrome da dor femoro-rotuliana e as lesões meniscais.

7.       Dor no joelho ao caminhar, ao final do dia ou após longos períodos de pé

Entre as várias possíveis causas para este tipo de dores no joelho, a artrose, que resulta do desgaste progressivo da cartilagem articular do joelho, é a mais frequente. Com o evoluir da doença, ocorre rigidez do joelho ao levantar de manhã e melhoria desta com o repouso.

8.       Dor no joelho ao dobrar a perna

A causa mais frequente deste tipo de dor no joelho são as lesões meniscais.

9.       Dor no joelho ao esticar a perna

As causas mais frequentes deste tipo de dor no joelho são lesões tendinosas ou ruptura do ligamento rotuliano.

10.    Dor no joelho após queda

Poderá indicar contusão, torção no joelho, lesão meniscal, ruptura parcial ou total de um músculo ou ligamento.

11.    Dor no joelho e estalido ao movimentar o joelho lateralmente

Poderá indicar lesão nos ligamentos cruzado anterior e/ou posterior, ruptura do(s) menisco(s) ou fractura osteocondral. 

12.    Dor no joelho ao subir escadas

Poderá indicar a existência de artrose ou lesões meniscais.

13.    Dor no joelho ao descer escadas

 Poderá indicar uma lesão na rótula ou a existência de artrose. 

14.    Dor no joelho e inchaço, sem trauma

Poderá estar presente na artrite reumatóide, na hemofilia, em quadros infecciosos ou na gota.

15.    Dor profunda, na região central do joelho

Poderá indicar ruptura dos ligamentos cruzados anterior e/ou posterior.


Como tratar?

O tratamento da dor no joelho depende da causa subjacente, mas regra geral passa pela aplicação de gelo e pela administração de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios que têm como objetivo o alívio da dor e da inflamação. A suplementação com sulfatos de condroitina e glucosamina, um tratamento natural, pode também ser considerada no controlo da dor causada pela artrose no joelho. O repouso pode também ser importante, em especial se a dor no joelho se deve a uma sobrecarga de esforço.

Como prevenir?

Há medidas simples que pode adotar para prevenir as dores no joelho:

• Reduzir o peso, uma vez que o excesso de peso é um dos fatores de risco para a artrose do joelho;

• Fazer um bom aquecimento antes de qualquer treino desportivo e terminar os treinos sempre com cuidadosos alongamentos;

• Ir aumentando progressivamente a intensidade da prática desportiva (se faz treino com pesos, aumente também a carga de forma progressiva);

• Utilizar calçado adequado ao seu tipo de apoio e à modalidade desportiva que pratica.

Anterior
Anterior

Dor nas Costas